Formação

Simbolo e gesto:Um dos símbolos: O crucifixo é um grande símbolo, porque todo cristão deve conhecer no crucificado a pessoa de Jesus Cristo, que nos redimiu do pecado e nos salvou. Portanto, aquele objeto de metal, madeira, ou outro material, simboliza nosso Redentor, Jesus Cristo. Por isso tratamos com respeito o crucifixo.
Gestos simbólicos são ações que têm a mesma função do símbolo, isto é, nos transportam para outra dimensão, outra realidade, que porém tem relação com o gesto simbólico. Por exemplo, no inicio e no fim da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras “Em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo”. É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a quem invocamos nesses momentos.
Esses símbolos e gestos são importantíssimos em um ato litúrgico e na nossa vida na fé!
Podemos escolher os símbolos para as celebrações, mas não devemos fazer deles como se fossem brinquedos, porque, à medida que não colocamos em prática de forma certa, empobrecemos seus significados e encurtamos o seu alcance. Os símbolos fazem parte da nossa vida quando praticamos a nossa fé conforme sua compreensão, sua história de vida, sua situação no momento atual.
Um símbolo bem aproveitado nas celebrações poderá ser suficiente para atingir os objetos desejados pela equipe da liturgia. Por isso, numa mesma celebração litúrgica, não se devem acumular símbolos. Símbolos amontoados são símbolos desperdiçados.





Posturas:Nas celebrações litúrgicas, as diversas posturas ou atitudes são expressões 
corporais simbólicas que expressam uma relação com Deus.
Apresento as principais posturas:

  • Estar em pé: é a posição do Cristo Ressuscitado, onde obedecemos e estamos preparados para levar o exemplo de Jesus Cristo.
  • Estar sentado: é a posição de escuta, de diálogo, de quem medita e reflete.
  • Estar ajoelhado: é a posição de quem se põe em oração profunda, confiante.
  • Genuflexão: faz-se dobrando o joelho direito até o solo. Significa adoração, pelo que é reservado ao Santíssimo Sacramento, quer exposto, quer guardado no sacrário. Atenção coroinhas: Não fazemos genuflexão nem inclinação profunda àqueles que transportam os objetos que se usam nas celebrações, por exemplo, a cruz, os castiçais, o livro dos evangelhos.  Não fazemos genuflexão para imagens.
  • Prostrar-se: significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de indignidade, humildade, e também de súplica. Usamos na sexta-feira santa, no inicio da celebração da paixão.
  • Reverência: sinal de reverência e de honra que se presta às pessoas ou às imagens. Faz-se inclinação diante da cruz, no inicio e no fim da celebração; ao receber a benção; quando, durante o ato litúrgico, há necessidade de passar diante do tabernáculo; antes e depois da incensação, e todas as vezes em que vier expressamente indicada nos diversos livros litúrgicos.
  • Erguer as mãos: é um gesto de súplica ou de oferta do coração a Deus. Usadas no pai-nosso e cantos de louvor.
  • Colocar a mão no peito: é expressão de dor e arrependimento dos pecados. Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo-poderoso...
  • Silêncio: é atitude indispensável nas celebrações litúrgicas.




Espaço sagrado:

Presbitério: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizam os ritos sagrados. 
Altar: mesa fixa ou móvel destinada à celebração eucarística.
Ambão ou mesa da palavra: Estante de onde se proclama a palavra de Deus. 
Credência: Mesinha onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração.
Púlpito: Nas igrejas mais antigas, lugar de onde o sacerdote dirige a pregação. 
Sacrário ou tabernáculo: Espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.
Batistério: Lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição ao verdadeiro batistério, usa se a pia batismal. 
Sacristia: Sala anexa à igreja onde se guardam as vestes dos ministros e os objetos destinados às celebrações; é também o lugar onde os ministros se para­mentam. 
Nave da igreja: Espaço reservado aos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário